Siga a cinegames

FeedBurner

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Robô Jornalista da Associated Press nos Estados Unidos




A Associated Press anunciou semana passada que usará um "robô jornalista" para fazer a cobertura da Minor League Baseball nos Estados Unidos. Utilizando um software com inteligência artificial e dados e estatísticas da MLB, a tecnologia da agência de notícias fará textos sobre 142 times afiliados de 13 ligas.

A Minor League Baseball foi escolhida como pauta para o Wordsmith, nome do sistema, por causa da dificuldade da cobertura se fosse feita por jornalistas em pessoa. A Associated Press tentou cobrir a liga com jornalistas em 2006, mas como são muitos times envolvidos e em todas as partes dos Estados Unidos, o tempo e custo para movimentar as equipes foi bastante elevado.

Para garantir que o software está fazendo tudo certo, a agência contratou uma equipe de desenvolvedores e jornalistas para gerenciar e desenvolver a tecnologia.

Barry Bedlan, responsável pelas publicações de esportes da AP, disse que tem interesse de levar o software para outras modalidades, mas é uma missão complicada, já que é necessário total apoio das organizações envolvidas. "Se uma organização esportiva não der 100% de apoio e prontidão por horas ou mesmo dias, isso não funciona, pois perde-se o valor notícia para jornais, transmissoras e sites".

O Wordsmith da Associated Press já foi utilizado em outros coberturas pela agência de notícias. No ano passado, o robô jornalista foi utilizado para aumentar a coberturas dos jogos universitários nos Estados Unidos. Além disso, o software também foi empregado em reportagens de economia, fazendo levantamento e processamento de dados.

Ainda não existe previsão de adoção desse tipo de tecnologia no Adrenaline. Os estagiários continuam sendo a máquina de produção de notícias.


Via: The Verge | Fonte: Associated Press

Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Google+

0 comentários:

Postar um comentário