São poucas as empresas da área PCs que não vem arriscando seu espaço no crescente mercado de tablets e smartphones, e a
Lenovo, há mais de dois anos a líder em vendas de PCs, já conseguiu uma boa base para este novo segmento. A empresa chinesa anunciou que no primeiro trimestre deste ano, pela primeira vez, enviou mais smarpthones que computadores.
A Lenovo registrou um total 15.8 milhões de smartphones enviados, um crescimento de 39% em relação ao trimestre passado, e a grande maioria concentrada na China. Tablets também estão "embalados", sendo que a empresa tomou a terceira posição no mercado mundial, com um total de 2.3 milhões de aparelhos vendidos. A conclusão da compra da
Motorola, algo que a empresa espera concretizar até o final deste ano, irá trazer um impacto importante na expansão para fora do país.
Porém, o "carro-chefe" segue sendo os tradicionais segmentos de computadores. Aproximadamente a metade da receita da Lenovo fica por conta dos notebooks, enquanto que os bons e velhos desktops ainda representam 29% das contas da chinesa. Mas neste relatório também dá para perceber o motivo do esforço da empresa no segmento de mobilidade: os notebooks sofreram queda de 3.7% em relação ao ano passado. Desktops, principalmente por conta dos all-in-ones, ainda apresentaram um bom crescimento de 12%, em um mercado que globalmente expandiu modestos 2%.
via
Lenovo