Carmack saiu da ID Software para se dedicar exclusivamente ao desenvolvimento do Oculus Rift
John Carmack, uma das pessoas que dispensam que a gente diga "quem é" após citar o nome, enfim se posicionou sobre a polêmica compra do
Oculus VR, desenvolvedora do
Oculus Rift, pelo
Facebook. Bem mais discreto que um pronunciamento oficial, o desenvolvedor-lenda respondeu
a um post do blog de Peter Berkamn, músico do estilo chiptune, sobre a compra.
Carmack rebateu as acusações de que a Oculus VR apenas pegou
os 2,5 milhões de dólares recebidos do público via Kickstarter para "ser comprada". "É um caso onde as pessoas queriam que fosse como a
Valve, e tentássemos construir um novo ecossistema de realidade virtual como o
Steam, do nada. Isto é provavelmente o que os fãs mais apaixonados queriam ver." cogitou Carmack. Porém, o ex-membro da
ID Software tem uma visão menos independente para o projeto: "VR [realidade virtual] não será assim. A experiência é obviamente poderosa, e te 'converte no contato'. O envolvimento rápido de Titãs é inevitável, e a questão é definir o quão profunda é a parceria, e com quem". O termo "Titã" foi uma sutileza de Carmack para se referia a grandes corporações, as quais ele julga que "entrariam no jogo cedo ou tarde".
No comentário, Carmack também deixa claro que não esperava que o Titã da compra fosse o Facebook, ou tão logo. "Eu não tenho noção nenhuma do background deles, e consigo imaginar outras empresas que teriam sinergias mais óbvias. Porém, eu tenho razões para acreditar que eles entenderam 'a situação como um todo' da forma como eu vi, eles serão uma força poderosa para fazer isto acontecer".