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AMD conseguiu emplacar seu hardware nos dois principais vídeo games da nova geração. Apesar de serem empresas rivais, tanto a
Microsoft como a
Sony optaram por colocar chips AMD para rodar seus
Xbox One e
PS4, respectivamente. Mas, mesmo com o sucesso estrondoso das vendas dos consoles, a empresa
fechou o primeiro trimestre de 2014 com um prejuízo US$ 20 milhões (R$ 45 milhões).
Um dos motivos disso seria o contrato pouco lucrativo que as fabricantes de vídeo games estavam dispostas a oferecer. Antes dos lançamentos dos consoles houve boatos que a
Nvidia optou por não aceitar o contrato devido à pouca porcentagem que Microsoft e Sony estavam dispostas a oferecer das vendas. Isso pode estar se confirmando agora com os baixos ganhos da AMD.
Mas isso não quer dizer que a empresa não está lucrando com as vendas de PS4 e Xbox One. O setor de Gráficos e Visual da AMD, na verdade,
foi o único que gerou lucros, conseguindo um crescimento de 118% em relação ao ano passado e ganhos de US$ 91 milhões (R$ 203 milhões). Isso se deve também à alta procura pelas novas placas
Radeon R7 e R9.
O problema, na verdade, como aponta o
VR-Zone, tem tido dificuldade da AMD de colocar seus processadores em outros mercados que estejam em rápida expansão. Poucos notebooks têm chips da marca e tablets, quase nenhum. O mercado de PCs, onde a empresa está mais presente, continua em queda, o que causou as finanças gerais da empresa, como um todo, terminarem o trimestre em prejuízo.
Para o próximo trimestre, as expectativas da AMD em cima dos ganhos é de 3% para mais ou para menos, o que é o mesmo que dizer que a empresa espera que as finanças continuem inalteradas ainda até a metade deste ano.