Siga a cinegames

FeedBurner

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Mineração de Bitcoins eleva preços das GPUs Radeon e isso pode ser péssimo para a AMD



imagem

Quem acompanha o mercado de GPUs deve ter percebido que os preços vêm aumentando consideravelmente nas últimas semanas. Este "fenômeno", causado pela procura elevada de equipamentos para mineração de Bitcoins e afins, pode parecer uma boa notícia para a AMD, mas não é bem assim.
Por padrão, GPUs são desenvolvidas para lidar com conteúdo gráfico, mas o poder de processamento destes chips faz com que seu uso seja estendido a outras tarefas há anos.
É o que vem acontecendo agora: como os chips Radeon costumam apresentar boa relação custo-benefício, estes dispositivos caíram na graça daqueles que se aventuram na mineração de Bitcoins e outras moedas digitais, como Litecoin e Dogecoin.
A consequência não poderia ter sido outra: a Lei da Oferta e da Demanda entrou em ação, ou seja, os preços das GPUs dispararam. Só para você ter uma ideia, o modelo 290X, o mais avançado da atual linha Radeon R9, está custando mais de US$ 800 nos Estados Unidos, mas seu preço no último trimestre de 2013 girava em torno dos US$ 550.

A procura não chegou ao ponto de haver desabastecimento, mas as GPUs Radeon não estão parando nos estoques, especialmente no mercado norte-americano. Sendo assim, por que a notícia pode estar sendo recebida com preocupação pela AMD? Porque esta situação a desvirtua de seu público-alvo: os gamers.
Ao se preparar para lançar a família Radeon R9, a AMD tomou o cuidado de atrelar o bom desempenho da linha a preços mais atraentes que os da concorrente (leia-se: Nvidia) para conquistar mais espaço entre os jogadores, clientela importantíssima para uma época em que os PCs perdem força. Mas, com a alta dos preços, esta estratégia vai por água abaixo: valores similares tornarão a linha menos atraente.

A teoria de que o importante é vender não se encaixa neste contexto porque, acima de tudo, os planos da AMD visam reconquistar a relevância que a empresa perdeu nos últimos anos. O que restará se esta história toda de mineração for apenas uma moda passageira?

Como a alta de preços acontece nos canais de venda, um acordo com estas empresas pode amenizar o problema. Mas esta é uma solução paliativa. Havendo indícios de que a procura continuará grande, o ideal mesmo é a AMD se virar nos trinta para aumentar a produção.

Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Google+

0 comentários:

Postar um comentário