Siga a cinegames

FeedBurner

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Cientistas desenvolvem um helicóptero controlado pela mente



imagem

Um grupo interdisciplinar de especialistas da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, conseguiu completar com sucesso as primeiras provas com um modelo de um pequeno helicóptero controlado através de estímulos elétricos do cérebro.

Utilizando apenas a leitura da atividade cerebral através de um eletroencefalograma, sem qualquer intervenção cirúrgica ou outro aparato invasivo, os cientistas conseguiram fazer com que uma pessoa controlasse os movimentos do pequeno helicóptero de quatro rotores.

Eles utilizaram uma malha especialmente desenhada e equipada com 64 eletrodos para registrar e traduzir a informação produzida pelo cérebro. Os eletrodos ficam em contato direto com o couro cabeludo, semelhante aos utilizados para diagnóstico médico e análises.

Com o capacete já posto, a pessoa responsável pelo controle do helicóptero precisou passar por um treinamento, muito similar aos movimentos de controle de um cursor na tela de um computador, mas usando a mente. A princípio, os movimentos são simples, da esquerda para a direita. Com o tempo foram adicionados movimentos mais complexos de cima para baixo, em um plano bidimensional, até avançar com movimentos de profundidade em um espaço virtual.

Apesar dos excelentes resultados obtidos, o controle neural de qualquer objeto ainda é muito limitado ao comando a bordo, portanto ainda vamos esperar um bom tempo para ter um veiculo inteiramente pilotado pelo cérebro. Enquanto isso aproveite para ver as imagens do voo inaugural com o vídeo abaixo.


Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Google+

0 comentários:

Postar um comentário