Siga a cinegames

FeedBurner

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Chip que simula o cerebro supera supercomputadores



imagem

Em novembro de 2012, a IBM anunciou que o supercomputador Blue Gene/Q Sequoia, foi usado para conseguir uma simulação sem precedentes, de mais de 530 bilhões de neurônios.

O Blue Gene/Q Sequoia conseguiu essa façanha graças a sua fantástica velocidade: 16 bilhões de cálculos por segundo. Na verdade, atualmente ele é considerado como o segundo supercomputador mais rápido do mundo, depois do supercomputador Titan do laboratório nacional de Oak Ridge.

Mas, de acordo com André Romero, pH.d., o Blue Gene ainda não se compara com o poder de cálculo do próprio cérebro.

"O cérebro é realmente capaz de fazer mais cálculos por segundo que o supercomputador mais rápido", disse Boahen, Professor na Universidade de Stanford..

Isso não significa que o cérebro é mais rápido que um supercomputador. Na verdade, é realmente muito mais lento. O cérebro pode fazer mais cálculos por segundo, porque é "macivamente paralelo", ou seja, redes de neurônios que trabalham simultaneamente para resolver muitos dos problemas de uma só vez.

Em plataformas de computação tradicionais, não importa o quão rápido são, operar seqüencialmente, o que significa que cada etapa deve ser concluída antes de iniciar a próxima.

Por exemplo, no vídeo abaixo podemos ver um modelo de cérebro feito por um computador clássico. Ela não foi feita com Neurogrid, mas o resultado é muito próximo.


Neurogrid não é um supercomputador. Não pode ser usado para simular o Big Bang, ou furacão, antecipar ou prever epidemias. Mas o que ele pode fazer difere de qualquer plataforma de computacional do mundo.

Neurogrid é a primeira plataforma de simulação que pode modelar 1 milhão de neurônios em tempo real. Como tal, ele representa uma ferramenta poderosa para a investigação do cérebro humano. Além de fornecer informações sobre o funcionamento normal do cérebro, ele tem o potencial para lançar luz sobre o complexo, como autismo e esquizofrenia doenças cerebrais, que têm sido até agora muito difícil modelar.

Por exemplo, no vídeo abaixo podemos ver um modelo do cérebro levar um computador clássico. Ela não foi feita com Neurogrid, mas é perto o suficiente no resultado.

Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Google+

0 comentários:

Postar um comentário