Siga a cinegames

FeedBurner

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Western Digital lançará disco híbrido no início de 2013




A Western Digital, líder mundial em armazenamento de dados, anunciou ontem, em São Paulo, que lançará suas primeiras unidades de discos híbridos no início de 2013. Também chamado de SSHD, sigla em inglês para disco híbrido de estado sólido, esse disco combina tecnologias da unidade de estado sólido (SSD) e do disco rígido tradicional (HDD). Nesse caso o SSD, de pequena capacidade, ficará responsável pelo cache dos arquivos mais utilizados, conferindo velocidade ao processo, enquanto o disco rígido, de grande capacidade de armazenamento, é responsável pelas demais rotinas de armazenamento e tráfego de dados, o que fornece ao disco híbrido uma ótima relação custo/benefício, unindo eficiência próxima a de um SSD com custos mais atraentes, sobretudo para usuários que precisam armazenar grandes quantidades de dados, mas não abrem mão do desempenho.

Os discos híbridos da Western digital começam a chegar ao mercado em janeiro de 2013, integrados a Ultrabooks de diversos fabricantes globais, provavelmente debutando na CES, em Las Vegas. Já as unidades internas de armazenamento chegam ao mercado em março. A WD não deu detalhes técnicos sobre os produtos, portanto a capacidade de armazenamento em cada área (SSD e HDD) é uma incógnita, devendo inicialmente conter um SSD de pequena capacidade, apenas para cache de arquivos. A espessura dos discos híbridos será de apenas 5mm (cinco milímetros), o que torna o produto uma ótima opção para uso em Ultrabooks e demais notebooks ultrafinos que chegarão ao mercado no início de 2013. O preço e a disponibilidade desses produtos no mercado brasileiro serão divulgados apenas na ocasião do seu lançamento.

O disco híbrido de 5mm de espessura da WD apareceu pela primeira vez na IDF 2012

Futuro dos HDDs
Durante o evento, Ron Pack, Diretor de Vendas Sênior para América Latina, falou sobre o crescimento do segmento de SSDs e o momento dos HDDs e do mercado de armazenamento como um todo. Segundo o executivo, o armazenamento na nuvem está mudando o Mundo e a forma como os usuários interagem com seus arquivos. Pack destacou que a Nuvem não seria possível sem os discos rígidos, pois grandes quantidades de dados precisam de discos de alta capacidade, o que não é uma realidade em unidades de estado sólido.

Fabricação Local e crescimento da operação no Brasil
Segundo Ségio Santos, Gerente Geral da operação da Western Digital no Brasil, desde o início de 2012 a empresa vem fabricando localmente discos rígidos portáteis da família "My Passport" no Brasil. Inicialmente eram fabricados discos de 500GB e mais recentemente os discos de 1TB também passaram a ter produção local, ainda segundo o executivo, isso faz parte de uma mudança de estratégia adotada pela empresa, que já está no mercado brasileiro há 07 anos, porém apenas em 2012 resolveu focar o mercado brasileiro, ampliando a equipe através da contratação de novos colaboradores e iniciando a produção local.

Feedback do mercado e casa conectada
Em julho desse ano, a Western Digital lançou a linha de discos rígidos NAS WD Red, especificamente desenvolvida para sistemas NAS domésticos e de pequenos escritórios. "Em mercados maduros, como nos Estados Unidos e na Europa, as famílias estão começando a ter um NAS doméstico", justificou Marcio Pitel, Gerente de Marketing para Canais e Produtos da Western Digital no Brasil, que ainda destacou o produto ser resultado de um feedback dos engenheiros de campo da empresa, que conversando com clientes, sentiram a necessidade de um disco específico para armazenamento em rede, com características específicas para esse fim.

A integração de um NAS doméstico, com a família My Book Live, permite que os usuários criam sua própria Nuvem online, com mais segurança que a Nuvem pública, porém permitindo acesso aos seus arquivos de qualquer lugar onde haja uma conexão a internet e de qualquer dispositivo, através de aplicativos disponíveis para os principais sistemas operacionais móveis do mercado, destacou Pitel.


My Book Live disponibiliza seus arquivos a todos seus dispositivos em uma nuvem pessoal.

Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Google+

0 comentários:

Postar um comentário