Siga a cinegames

FeedBurner

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

AMD entrega os primeiros processadores da nova geração Bulldozer




A AMD anunciou hoje o início da entrega dos primeiros processadores baseados na nova arquitetura x86 Bulldozer.

As CPUs fazem parte da linha Opteron (Interlagos), composta por 16 núcleos, voltada para o segmento corporativo.


Segundo informou a AMD, os processadores tiveram a produção iniciada em agosto e atualmente encontram-se a caminho de seus primeiros clientes, destinados a equipar grandes instalações de supercomputadores personalizados.

"Este é um momento monumental para a indústria, uma vez que a arquitetura Bulldozer representa o início da escala de desempenho sem precedentes para CPUs x86", disse Rick Bergman, vice-presidente sênior e gerente geral da AMD. "A nova arquitetura flexível Bulldozer dará aos clientes de datacenters a escalabilidade de que precisam para lidar com cargas de trabalho emergentes da computação em nuvem e da virtualização", acrescentou o executivo.


Não é por acaso que a AMD está depositando todas as suas “fichas” no Bulldozer. Em novembro, a empresa descreveu a sua futura arquitetura como a maior mudança existente no segmento dos servidores x86 em uma década. Os núcleos de processamento são até 50% mais poderosos que os atuais Opterons de 12 núcleos, sem qualquer aumento no TDP. Já em termos de memória, os novos núcleos possuem controladoras de memórias reprojetadas, possibilitando assim um incremento de 30% em seu desempenho, tendo ainda uma unidade de ponto flutuante flexível de 256 bits.

A arquitetura composta por módulos dual core compartilham alguns componentes entre os dois núcleos, como é o caso das unidades “fetch” e decodificadoras, memória cache L2, e um catalogador de ponto flutuante. Entretanto, cada núcleo do módulo tem seu próprio cache L1 e unidade catalogadora de inteiro. Cada núcleo suporta apenas um thread, mas esse fato é pormenorizado pelo fato dos núcleos compartilharem alguns recursos entre si. Assim, cada módulo consegue suportar dois threads “fortes”, de acordo com palavras da própria AMD.

Com o Bulldozer, a AMD inaugura uma abordagem diferente em relação ao seu rival Xeon da Intel, que suporta duas threads por núcleo, ou como diz a AMD, dois "threads fracos".

Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Google+

0 comentários:

Postar um comentário