Siga a cinegames

FeedBurner

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Rio Info 2011 realiza encontro de negócios com Software Livre




O software livre no Brasil já atingiu um nível de maturidade caracterizado pelo surgimento de novos modelos de negócios. Na esfera governamental o Portal do Software Público brasileiro inaugurou uma nova etapa no desenvolvimento da política de software livre no país, porém muitas questões têm sido levantadas, inclusive quanto à legalidade do modelo. Todas serão discutidas no “Encontro de Negócios com Software Livre” que acontece dia 27 de setembro durante o Rio Info 2011 – nono encontro nacional de Tecnologia e Negócios.

Software livre, segundo a definição criada pela Free Software Foundation, é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado e redistribuído sem restrições. O conceito de livre se opõe ao conceito de software restritivo (proprietário), mas não ao software que é vendido almejando lucro (comercial). A maneira usual de distribuição de software livre é anexar a este uma licença que torna o código fonte do programa disponível.


No Brasil o software livre passou por diversos estágios de implantação até chegar aos dias atuais, onde desenvolve modelos próprios. Em 2007 foi criado o Portal do Software Público brasileiro para compartilhar softwares de interesse público e tratar o software como um bem comum. No entanto, até hoje muito se discute sobre as vantagens e desvantagens desse modelo e inclusive sua legalidade é questionada.

No painel “Portal de Software Público” serão abordadas as principais dúvidas com relação ao Portal do Software Público brasileiro, inclusive seu impacto na TI mundial e sua legalidade, o espaço da iniciativa privada no Portal e como a mesma pode gerar negócios. O painel será moderado por Arnaldo Bacha de Almeida, vice-presidente executivo da Softex (Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro) e terá como palestrantes: Corinto Meffe, coordenador do Portal do Software Público; Dayse Vianna, da equipe de implantação dos padrões de interoperabilidade no Proderj; Gérson Schmitt, presidente da Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes); Mario Guilherme Sebben, fundador e diretor presidente do Grupo Datasys; e Paulo Ricardo da Silva, diretor da DBSeller (empresa que desenvolve a solução livre e-cidade – software público de gestão municipal).

A seguir será apresentado o painel “O software livre como alavancador de negócios na computação em nuvem” com moderação de Paulo Coelho, presidente do Proderj. Também participam André Andriolli (VMware), Kauê Linden (Hostnet) e representantes do Consórcio OW2, da Microsoft e do Serpro.

O conceito de computação em nuvem (cloud computing) refere-se à utilização de computadores e servidores interligados por meio da internet. De acordo com Paulo Coelho, a utilização da computação em nuvem é uma tendência mundial, pois permite uma alocação gradual de acordo com a demanda. “A diferença entre computação em nuvem pública e privada é que a nuvem pública pode estar em qualquer servidor do mundo enquanto a nuvem privada está restrita a um público específico”, explica. O painel irá abordar também a utilização do software livre na computação em nuvem e a segurança das informações disponibilizadas.

O “Encontro de Negócios com Software Livre” acontece dia 27 de setembro durante o Fórum de Negócios do Rio Info 2011 - nono encontro nacional de tecnologia e negócios.

Rio Info 2011 - 9º Encontro Nacional de Tecnologia e Negócios
27 a 29 de setembro - Hotel Windsor
Avenida Lúcio Costa, 2630 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro/RJ
Informações: www.rioinfo.com.br e (21) 3974-5031 / 15

Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Google+

0 comentários:

Postar um comentário